Como tirar carteira de motorista (CNH)

por Sílvia Cristina on 28 de julho de 2012

Como tirar a Carteira de Motorista

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação), mais conhecida como carteira de motorista é um documento necessário para conduzir qualquer veículo automotor terrestre. Dirigir sem ela é considerada falta gravíssima às leis de trânsito e o valor da multa é de  R$ 574,61, com apreensão do veículo. É um bom motivo para não arriscar dirigir sem o documento, sem contar que quem não sabe dirigir direito está arriscando a vida dos outros e a própria.

Categoria pretendida

As categorias de CNH são: A, B, C, D e E.

A categoria “A” é para futuros motociclistas.

A “B” é para dirigir automóveis, ou veículos com peso até 3.500 quilos ou até 8 lugares com exceção do motorista, como kombi, por exemplo. É importante saber que a CNH da categoria B não habilita o condutor a trabalhar com isso.

A “C” só pode ser adquirida após pelo menos um ano de categoria “B” e o condutor não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima e também não pode ter cometido infrações médias com reincidência nos últimos doze meses. A categoria “C” permite ao condutor dirigir veículos de carga de peso superior à 3.500 quilos.

A categoria “D” dá o direito ao condutor de dirigir veículos de carga de passageiros com mais de oito lugares. Para adquiri-la é necessário ter pelo menos um ano de categoria C, ou dois de categoria B. Também não pode ter multas, da mesma forma como para tirar carteira C.

A categoria “E” dá direito a conduzir todos os tipos de veículos das categorias B,C e D com unidade acoplada com peso superior a 6.000 quilos. É necessário ter categoria D ou pelo um ano de carteira C.

É importante lembrar que a categoria A é exclusiva. Quem tem as outras categorias, mesmo que possua a carteira E, não pode conduzir motocicletas sem habilitação A.

Requisitos para tirar CNH

O candidato deve ter 18 anos completos e tem que saber ler e escrever. O candidato deve levar toda a documentação necessária na auto escola que irá marcar um exame médico e o psicotécnico. Depois de deve fazer o curso de legislação de trânsito e o último passo é a avaliação prática.

Exame médico e psicológico

A primeira coisa a ser feita é o exame psicológico (psicotécnico). Nesse exame será analisada a capacidade psicológica do candidato como atenção, agressividade entre outras. Depois será feito um exame médico e de vista. Se o candidato usar óculos ou lentes de contato deve informar nesse momento, para que a informação conste no documento.

Curso de legislação de trânsito

Depois de ser considerado apto psicologicamente para dirigir, o candidato deve fazer um curso de legislação de trânsito com duração de 45 horas. As horas tem que ser cumpridas, já que é necessária comprovação de presença com identificação biométrica. Os temas do curso são Legislação, direção defensiva, noções de primeiros socorros, convívio social e meio ambiente e noções de mecânica de veículos de e 2 e 4 rodas, independente da categoria pretendida.

Prova prática

Após a aprovação no curso de Legislaçao de trânsito, o candidato tem que fazer pelo menos 20 aulas práticas e depois faz uma prova prática. Se aprovado recebe em casa a PPD: Permissão Para Dirigir, com duração de um ano. Após um ano de PPD a pessoa recebe em casa também a CNH definitiva.

{ 2 comentários… read them below or adicionar um }

daniel da fosenca baracho fevereiro 23, 2013 às 18:29

cnh 17anos deve tira

Eugenio Luiz abril 15, 2013 às 12:32

Tem um site muito interessante, que disponibiliza material em pdf de estudo para tirar carteira de motorista, gratuitamente. Vale a pena visitar!
http://www.habilitacaogratuita.com.br/

Deixe um comentário

Post anterior

Post seguinte